O setor industrial brasileiro tem enfrentado desafios para manter sua representatividade, diante das transformações estruturais impostas pela tecnologia e pela evolução do mundo.
Enquanto a participação da indústria no PIB do Brasil diminuiu de 23% em 2000 para 20,7% em 2022, o setor de serviços cresceu de 58,3% para 58,9% no mesmo período. A evolução do agronegócio também foi significativa, passando de 4,8% para 6,8%. A maturidade das sociedades aumenta a participação dos serviços nas despesas familiares e no PIB, abrangendo áreas como saúde, educação, turismo, lazer e cultura.
No conteúdo, Marcos Gouvêa, Fundador e Diretor Geral da Gouvêa Ecosystem, propõe uma reflexão sobre a necessidade de um planejamento estratégico de longo prazo para potencializar as vocações de cada economia. Além disso, ressalta a importância de reconhecer as iniciativas industriais bem-sucedidas no Brasil, que demonstram competitividade global.
Para conferir o conteúdo no portal Mercado & Consumo, clique aqui.
Imagem de capa: Mercado & Consumo.
A 15ª edição da Campus Party Brasil, maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo, ocorreu em São Paulo, na última semana. Com mais de 70 edições realizadas em 30 países, o evento é uma inspiração para executivos de consumo e varejo.
Leia MaisO MediaMarktSaturn Retail Group é uma das principais empresas de varejo da Europa para consumidores de eletrônicos e serviços relacionados.
Leia MaisEm 2021 a cidade de Milão, na Itália, foi a base para o lançamento de um novo formato de bancas. A inovação foi implementada por um grupo especializado em animação cultural e turismo.
Leia MaisA Kuloola é um serviço de entrega de supermercado last-mile com foco nas populações rurais de baixa renda que possuem poucas opções de atendimento no varejo.
Leia MaisFale com um de nossos especialistas e descubra o universo de possibilidades e inovação que a Gouvêa Ecosystem pode oferecer ao seu negócio.