Quotidiana cria “oásis” de vizinhança combinado com varejo conveniente

Por:
Paulo Machado
Data:
19/6/2023

Em 2021 a cidade de Milão, na Itália, foi a base para o lançamento de um novo formato de bancas. A inovação foi implementada por um grupo especializado em animação cultural e turismo. Essas bancas visam revolucionar o conceito tradicional, tornando-as pontos centrais nos bairros italianos.

A primeira banca a adotar esse novo formato, chamado de "Bairro Oásis", foi uma das mais antigas de Milão, em colaboração com o Unes Supermercati e a marca Il Viaggiator Goloso.

A proposta da Quotidiana, responsável pelo projeto, é transformar as antigas bancas em locais onde as pessoas podem não apenas comprar jornais, mas também fazer pequenas compras do dia-a-dia, oferecendo uma seleção de cerca de 360 produtos de qualidade. Além disso, essas bancas servirão como espaços de encontro para a vizinhança e oferecerão serviços pessoais, como babás, terapeutas, eletricistas e jardineiros.

A Quotidiana está buscando estabelecer acordos de gestão para encontrar empreendedores capazes de gerenciar bancas individuais por meio do sistema de franquias, o que acaba sendo uma alternativa que busca aumentar as chances de sobrevivência de pequenas e microempresas, oferecendo um modelo de negócio pré-formatado e testado.

No entanto, o modelo também apresenta desafios e pode enfrentar fracassos devido a fatores financeiros e peculiaridades inerentes ao modelo. A falta de experiência gerencial ou no setor também pode ser um fator crítico para o fechamento de uma franquia.

Informações:

  • País: Itália
  • Varejista: Quotidiana
  • Formato: Quiosque evoluído
  • Website: www.quotidiana.net

O que torna a Quotidiana uma inovação no varejo?

O fato de a Quotidiana conseguir inovar com as tradicionais bancas de jornal nos prova que qualquer tipo de negócio pode vivenciar mudanças surpreendentes. Para que a empresa tenha conseguido tamanho êxito, observamos alguns fatores de inovação. Vamos a eles?

Novo conceito

No case da Quotidiana, observamos a evolução das ‘velhas’ bancas de jornal para um formato que oferece, além de jornais, alimentação, produtos para pequenas compras diárias e pequenos serviços.

Parcerias

Colaboração com a rede Unes Supermercati e a marca própria “Il Viaggiator Goloso” para produtos alimentícios.

Sustentabilidade

Muitos produtos possuem embalagens recicláveis e vêm de fornecedores que adotam práticas ambientais e possuem planos de sustentabilidade social.

Serviços para a vizinhança

Útil para resolver pequenos problemas domésticos como reparos no ambiente do lar, levar animais de estimação para passear, entre outros.

Outros serviços

Na Quotidiana os clientes podem encontrar a oferta de serviços personalizados graças à colaboração com parceiros selecionados para:

  • serviços de cuidadores;
  • atendimento psicológico e pedagógico;
  • serviços de apoio à educação e aos estudos;
  • serviços de gravidez e pós-parto, etc.

A visão da Gouvêa Ecosystem sobre a Quotidiana

A Quotidiana desenvolveu um projeto inovador que transforma as bancas de jornal em quiosques evoluídos. Esses quiosques oferecem aos clientes a oportunidade de comprar jornais, fazer pequenas compras com produtos de qualidade e resolver problemas domésticos.

O objetivo é criar uma rede de quiosques por meio de parcerias qualificadas que ofereçam uma variedade de serviços e produtos de alta qualidade. O projeto foi pioneiro na Itália e visa revitalizar as bancas de jornal, adaptando-as às demandas e necessidades atuais.

Gostou da forma como a Quotidiana vem inovando no varejo? Para conferir mais cases como esse, acesse as nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Linkedin, Flickr e YouTube.

Destaques

O Globo: Sete em cada dez brasileiros com mais de 50 anos compram online pelo menos uma vez ao mês

A pesquisa "Diversa idade", realizada pela Globo, foi lançada no Digitail Conference. Estudo indica que 92% dos brasileiros +50 acessam à Internet.
Leia mais

Diário do Comércio: Shein e Shopee garantem que nacionalização das vendas é prioridade

No último dia 27, o Diário do Comércio publicou a matéria sobre as apresentações de Shein e Shopee no Digitail Conference da Gouvêa Experience.
Leia mais

Valor: Por que o interesse crescente pelo consumo consciente vem crescendo e como isso afeta as empresas

Na reportagem de Claudia Penteado, Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, comenta sobre o comportamento do consumidor e sua dicotomia
Leia mais

Especialista da PetFuture, empresa da Gouvêa Ecosystem, comenta fusão de Petz e Cobasi

André Ferreira, sócio-diretor da PetFuture, analisa acordo de fusão de Petz e Cobasi em matérias da imprensa.
Leia mais

Nike inova com loja conceito da Jordan em Shibuia, Tóquio, Japão

A Nike, a empresa líder mundial em artigos esportivos, possui várias marcas, incluindo a icônica Jordan Brand. Estabelecida em colaboração com a lenda do basquete Michael Jordan em 1984, a Jordan oferece uma variedade de tênis e roupas esportivas exclusivas.
Leia mais

Guia definitivo do Direct to Consumer para 2024: tudo o que você precisa saber

O Direct toConsumer (DTC / D2C) é um modelo de negócios, no qual as indústrias vendem seus produtos diretamente aos clientes, sem intermediários, como varejistas e distribuidores
Leia mais

Ultimas postagens

Mercado Foodservice Brasileiro: tamanho, expectativas e razões para o crescimento

O termo Foodservice é utilizado para definir toda a cadeia da alimentação preparada fora do lar. Indústrias, distribuidores, atacadistas e operadores de todos os tipos das redes aos independentes, como restaurantes, padarias, confeitarias, cafeterias e bares.

Leia Mais

Vagas abertas na Gouvêa Ecosystem

Já pensou em trabalhar no maior ecossistema de consultorias, serviços e soluções para consumo e varejo da América Latina?

Leia Mais

Campus Party Brasília 2024 (CPBSB6): mais de 145 mil pessoas participam do maior evento de tecnologia do País

A 6ª edição do Com o tema “To infinity and beyond”, Campus Party Brasília 2024 (CPBSB6) ocorreu entre os dias 27 e 31 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Leia Mais

Luiz Alberto Marinho participa da 2ª edição da CEO Real Estate Conference, do Itaú BBA

Durante sua participação, Luiz Alberto Marinho apresentou as principais previsões e inovações para o setor em um painel moderado por Daniel Gasparete, analista chefe do setor de Real Estate no Itaú BBA, abordando questões sobre o futuro e os movimentos do segmento de shopping centers no Brasil.

Leia Mais

FALE CONOSCO

Fale com um de nossos especialistas e descubra o universo de possibilidades e inovação que a Gouvêa Ecosystem pode oferecer ao seu negócio.

Obrigado! Recebemos o seu contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!