Em 2021 a cidade de Milão, na Itália, foi a base para o lançamento de um novo formato de bancas. A inovação foi implementada por um grupo especializado em animação cultural e turismo. Essas bancas visam revolucionar o conceito tradicional, tornando-as pontos centrais nos bairros italianos.
A primeira banca a adotar esse novo formato, chamado de "Bairro Oásis", foi uma das mais antigas de Milão, em colaboração com o Unes Supermercati e a marca Il Viaggiator Goloso.
A proposta da Quotidiana, responsável pelo projeto, é transformar as antigas bancas em locais onde as pessoas podem não apenas comprar jornais, mas também fazer pequenas compras do dia-a-dia, oferecendo uma seleção de cerca de 360 produtos de qualidade. Além disso, essas bancas servirão como espaços de encontro para a vizinhança e oferecerão serviços pessoais, como babás, terapeutas, eletricistas e jardineiros.
A Quotidiana está buscando estabelecer acordos de gestão para encontrar empreendedores capazes de gerenciar bancas individuais por meio do sistema de franquias, o que acaba sendo uma alternativa que busca aumentar as chances de sobrevivência de pequenas e microempresas, oferecendo um modelo de negócio pré-formatado e testado.
No entanto, o modelo também apresenta desafios e pode enfrentar fracassos devido a fatores financeiros e peculiaridades inerentes ao modelo. A falta de experiência gerencial ou no setor também pode ser um fator crítico para o fechamento de uma franquia.
Informações:
O fato de a Quotidiana conseguir inovar com as tradicionais bancas de jornal nos prova que qualquer tipo de negócio pode vivenciar mudanças surpreendentes. Para que a empresa tenha conseguido tamanho êxito, observamos alguns fatores de inovação. Vamos a eles?
No case da Quotidiana, observamos a evolução das ‘velhas’ bancas de jornal para um formato que oferece, além de jornais, alimentação, produtos para pequenas compras diárias e pequenos serviços.
Colaboração com a rede Unes Supermercati e a marca própria “Il Viaggiator Goloso” para produtos alimentícios.
Muitos produtos possuem embalagens recicláveis e vêm de fornecedores que adotam práticas ambientais e possuem planos de sustentabilidade social.
Útil para resolver pequenos problemas domésticos como reparos no ambiente do lar, levar animais de estimação para passear, entre outros.
Na Quotidiana os clientes podem encontrar a oferta de serviços personalizados graças à colaboração com parceiros selecionados para:
A Quotidiana desenvolveu um projeto inovador que transforma as bancas de jornal em quiosques evoluídos. Esses quiosques oferecem aos clientes a oportunidade de comprar jornais, fazer pequenas compras com produtos de qualidade e resolver problemas domésticos.
O objetivo é criar uma rede de quiosques por meio de parcerias qualificadas que ofereçam uma variedade de serviços e produtos de alta qualidade. O projeto foi pioneiro na Itália e visa revitalizar as bancas de jornal, adaptando-as às demandas e necessidades atuais.
Gostou da forma como a Quotidiana vem inovando no varejo? Para conferir mais cases como esse, acesse as nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Linkedin, Flickr e YouTube.
A 15ª edição da Campus Party Brasil, maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo, ocorreu em São Paulo, na última semana. Com mais de 70 edições realizadas em 30 países, o evento é uma inspiração para executivos de consumo e varejo.
Leia MaisO MediaMarktSaturn Retail Group é uma das principais empresas de varejo da Europa para consumidores de eletrônicos e serviços relacionados.
Leia MaisEm 2021 a cidade de Milão, na Itália, foi a base para o lançamento de um novo formato de bancas. A inovação foi implementada por um grupo especializado em animação cultural e turismo.
Leia MaisA Kuloola é um serviço de entrega de supermercado last-mile com foco nas populações rurais de baixa renda que possuem poucas opções de atendimento no varejo.
Leia MaisFale com um de nossos especialistas e descubra o universo de possibilidades e inovação que a Gouvêa Ecosystem pode oferecer ao seu negócio.