Transformando Desafios em Oportunidades: O Caso Seara e Gouvêa Consulting

Por:
Rodrigo Catani, Kate Moraes e Paulo Machado
Data:
4/6/2024

Na dinâmica do mercado varejista nacional, a eficiência e a organização são essenciais para se destacar. A Seara, uma marca com mais de seis décadas de tradição nos lares brasileiros, percebeu a necessidade de otimizar sua força de promotores de loja para melhorar a execução de suas marcas nos pontos de venda e assim melhorar seu nível de serviço e elevar as vendas. Foi então que ela buscou a expertise da Gouvêa Consulting, uma empresa da Gouvêa Ecosystem.

Desafio: A Força de Promotores Vendas

Com um extenso portfólio que abrange desde proteínas animais in natura até pratos prontos e produtos plant based, a Seara entendia que havia uma oportunidade de reorganizar seu sistema de promotores, balancear recursos conforme volumes de vendas por loja e otimizar resultados. Promotores na quantidade certa, no local certo o tempo todo. Esse era o desafio.

 

Solução: Uma Abordagem Estratégica e Abrangente

A Gouvêa Consulting assumiu o desafio de reestudar e otimizar a força de promotores de vendas da Seara. O projeto foi dividido emtrês etapas estratégicas:

1.      Conhecer e Analisar:


Os consultores mergulharam no campo durante oito semanas, acompanhando atividades, medindo tempos e volumes lado a lado com os promotores para entender profundamente a sua rotina nas lojas. Além disso, foram analisados os dados de vendas de cada cliente.

2.      Propor e definir:

Um novo modelo de dimensionamento de promotores foi desenvolvido, considerando os dados de vendas e as informações medidas em campo. As produtividades foram calculadas por canal, por região e categoria de produtos. Diversos cenários foram simulados de tal forma que ao final desta fase foi possível determinar precisamente os recursos de promotores para cada rede de lojas atendidas pela marca e onde existiam sobras e faltas de recursos.

3.      Implementar e expandir:


Com base num planejamento cuidadoso, a Gouvêa Consulting recomendou ondas de implantação regionais, monitorando continuamente o progresso das vendas.

Resultados: Maior abrangência de atendimento e aumento de vendas

O modelo otimizado de promotores, definido pela Gouvêa Consulting, visa fortalecer a capacidade da Seara de sustentar e ampliar oatendimento de redes e lojas. Agora, com o conhecimento dos parâmetros de produtividade e usando a metodologia implantada, é possível dimensionar e alocar os promotores de forma exata, considerando volumes de vendas.  

Ao aprimorar sua estratégia para execução no PDV, analisar dados e implementar ações conhecendo sua produtividade, a parceria entre Seara e Gouvêa Consulting não apenas resolve desafios existentes, mas também preparao terreno para um crescimento sustentável e contínuo, garantindo que a marca continue a ser uma presença relevante e amada nos lares brasileiros por muitos anos.

*O case Seara teve apoio decisivo dos executivosdo Trade/Merchandising Hugo Benitez e Leonardo Machado.

Destaques

O Globo: Sete em cada dez brasileiros com mais de 50 anos compram online pelo menos uma vez ao mês

A pesquisa "Diversa idade", realizada pela Globo, foi lançada no Digitail Conference. Estudo indica que 92% dos brasileiros +50 acessam à Internet.
Leia mais

Diário do Comércio: Shein e Shopee garantem que nacionalização das vendas é prioridade

No último dia 27, o Diário do Comércio publicou a matéria sobre as apresentações de Shein e Shopee no Digitail Conference da Gouvêa Experience.
Leia mais

Valor: Por que o interesse crescente pelo consumo consciente vem crescendo e como isso afeta as empresas

Na reportagem de Claudia Penteado, Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, comenta sobre o comportamento do consumidor e sua dicotomia
Leia mais

Especialista da PetFuture, empresa da Gouvêa Ecosystem, comenta fusão de Petz e Cobasi

André Ferreira, sócio-diretor da PetFuture, analisa acordo de fusão de Petz e Cobasi em matérias da imprensa.
Leia mais

Nike inova com loja conceito da Jordan em Shibuia, Tóquio, Japão

A Nike, a empresa líder mundial em artigos esportivos, possui várias marcas, incluindo a icônica Jordan Brand. Estabelecida em colaboração com a lenda do basquete Michael Jordan em 1984, a Jordan oferece uma variedade de tênis e roupas esportivas exclusivas.
Leia mais

Guia definitivo do Direct to Consumer para 2024: tudo o que você precisa saber

O Direct toConsumer (DTC / D2C) é um modelo de negócios, no qual as indústrias vendem seus produtos diretamente aos clientes, sem intermediários, como varejistas e distribuidores
Leia mais

Ultimas postagens

Mercado Foodservice Brasileiro: tamanho, expectativas e razões para o crescimento

O termo Foodservice é utilizado para definir toda a cadeia da alimentação preparada fora do lar. Indústrias, distribuidores, atacadistas e operadores de todos os tipos das redes aos independentes, como restaurantes, padarias, confeitarias, cafeterias e bares.

Leia Mais

Vagas abertas na Gouvêa Ecosystem

Já pensou em trabalhar no maior ecossistema de consultorias, serviços e soluções para consumo e varejo da América Latina?

Leia Mais

Campus Party Brasília 2024 (CPBSB6): mais de 145 mil pessoas participam do maior evento de tecnologia do País

A 6ª edição do Com o tema “To infinity and beyond”, Campus Party Brasília 2024 (CPBSB6) ocorreu entre os dias 27 e 31 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Leia Mais

Luiz Alberto Marinho participa da 2ª edição da CEO Real Estate Conference, do Itaú BBA

Durante sua participação, Luiz Alberto Marinho apresentou as principais previsões e inovações para o setor em um painel moderado por Daniel Gasparete, analista chefe do setor de Real Estate no Itaú BBA, abordando questões sobre o futuro e os movimentos do segmento de shopping centers no Brasil.

Leia Mais

FALE CONOSCO

Fale com um de nossos especialistas e descubra o universo de possibilidades e inovação que a Gouvêa Ecosystem pode oferecer ao seu negócio.

Obrigado! Recebemos o seu contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!